sábado, 26 de abril de 2008

Raiz Nordeste - Skate Zine -

Este zine foi criado para a cidade de Campina Grande-PB, com o intuito de mostrar que existe gente que anda muito de skate, mas não possui patrocínio ou alguma espécie de apóio. Mas também estando sempre ligado com qualquer novidade sobre o skate no estado da Paraíba. A edição n° 0 (zero) já foi distribuída para os skatistas locais, em maio ou junho, irá ser lançada a edição n° 1. Então quem estiver afim da edição n° 0 (zero), e só me enviar um e-mail para...

skate.videos@hotmail.com

abraço galera...

domingo, 13 de abril de 2008

Entrevista PRO: Julio Detefon

Entrevista feita por: Allan Gomes

Julio “Detefon” é um cara caracterizado pelo o seu estilo bem overall, anda em qualquer terreno. Skatista que na sua época de amador era caracterizado por se preocupar pelo o futuro do esporte do nordeste, ele reivindicava pela melhoria do julgamento e da premiação dos campeonatos que participava. Foi campeão do primeiro circuito Nordestino de 1998. Hoje em dia, depois da revista Method sair do ar, ele e seu amigo Tiago Rocha, criaram um novo projeto, uma nova revistinha que se chama “Ôxe”, uma palavra muito forte no vocabulário nordestino. Logo abaixo vocês vão poder ler uma entrevista que eu fiz com o grande Julio Detefon pelo MSN, espero que gostem...

Nome:
Julio Cesar Gentil da Cruz "Detefon".
Idade:
30 anos, 15 de skate.
Localidade:
Aracaju-SE.
Patrocínios:
GO Skateboards.
Apoio:
Gobby Trucks.

[skate vídeos]: Como Você Começou a Andar de Skate? E em que ano?
[detefon]:
Comecei através de uma bola que rolou ladeira a baixo, bem para onde uns amigos andavam de skate, daí mesmo descalço, eu peguei um skate emprestado e pulei a Jump (que era alta viu) se acertei? Puts! Claro que não, na verdade me lasquei todo do outro lado! E foi isso que me fez partir para o skate, pois tinha gente que já andava fazia tempos e não tinha a coragem de tentar pular a jump, e eu logo de cara fui e me joguei. Logo em seguida um amigo montou um skate com peças mistas, duas rodas de um, duas de outro amigo, (ambas de sabão) bilhas com graxa e um shape Pro-Life e quatros parafusos no total, sendo que tem que ser oito né hahaha!

[skate vídeos]: Como surgiu a idéia de você e o seu amigo (Tiago Rocha) criarem a revista Ôxe?
[detefon]:
Então, na verdade o Tiago Rocha já fazia um zine de quatro paginas (uma folha dobrada) chamado Cyberboard Info e o site Cyberboard, e conversou comigo que queria fazer o zine crescer, e entre reuniões para escolher um nome para a empreitada, surgiu o nome Ôxe! Pois a gente falava os nomes e o outro dizia, Ôxe! Que nome é esse hahaha! E com a ajuda do Rodrigo Kbça da revista Tribo Skate a gente resolveu que o nome seria esse, Ôxe! Hahaha! Surgiu assim!

[skate vídeos]: Por que você reclamava tanto dos campeonatos que participava na sua época de amador?
[detefon]:
Sempre achei que os eventos de skate sem os skatistas não são nada! O skate pode sobreviver sem campeonatos, os mesmos não existem sem os skatistas! Portanto, os organizadores têm que pensar mais na galera que participa dos mesmos, tanto com as rampas que é o cartão de apresentação de um evento, assim também como a premiação, em relação à quantidade e qualidade! E isso em muitos lugares não existe ainda até hoje! Muita gente que faz campeonatos desvia premiação para suas lojas, ou para uso pessoal etc. Quando não fazem, alguns trocam as premiações que chegam por coisas antigas da loja, mofadas, manchadas etc. Bom, acho que respondi essa pergunta né?

[skate vídeos]: Como você se sentiu em ser campeão do primeiro circuito Nordestino de 1998?
[detefon]:
Sei lá, na verdade não senti muita coisa não, claro que é legal ser campeão de um circuito, e logo sendo Nordestino, mas naquele ano o circuito passou apenas por três estados, Sergipe, Bahia e Ceará, na verdade as três potencias do skate da época, mas muitos skatistas não participaram do circuito todo por ser caro, principalmente a etapa do ceará, assim também Bahia e Sergipe para os cearenses entende? Tipo, eu e mais outros que tinha patrocínio conseguiam correr todas, na verdade isso é até hoje! O circuito Nordestino é o mais caro de todo Brasil para os atletas. Bom, na verdade me senti muito bem anos depois, pois fui Bi-campeão Pernambucano, Campeão Alagoano e campeão junto com Canelinha de Fortaleza-CE do Circuito Potiguar, realizado pela loja NIX de Natal onde aconteceram apenas duas etapas e ficamos com os mesmos pontos.

[skate vídeos]: O que você achava da extinta revista Method?
[detefon]:
A Method foi responsável por todas as coisas positivas que o skate Nordestino passou, revelou muitos atletas para o Nordeste e Brasil. Na verdade muita gente colheu muitos frutos plantados pelo Robson, eu, Jason, Ticiano, Daniel Tavares, Juninho ET, Cara de Sapo, Lucio Mosquito, Charles Reginaldo, Thiago Amorim, Daniel Cunha, Jorge Medeiros e por ai vai. Digamos que a Method foi uma importante vitrine para muita gente!

[skate vídeos]: Como foi para você fazer os Diários de Motoca?
[detefon]:
Vixeeeeeee! O Diários de Motoca foi uma viagem mágica, inexplicável mesmo! Tipo, sempre fui conhecido por minhas viagens pelo Brasil, sempre na estrada! E daí após ver o Filme (Diários de Motocicleta) fiquei louco e a idéia me veio na hora, entrei em contato com duas revistas de skate do Brasil e no outro dia uma tinha respondido o e-mail já querendo comprar a idéia. Nossa, foi louco demais! Viajei e fechei pessoalmente com a revista 100%. E então tudo deu certo, apesar de que a gente improvisou demais a viagem, já que a idéia inicial seria de ir somente até Fortaleza-CE e acabamos indo até São Luiz do Maranhão, ou seja, percorremos todo o Nordeste numa moto CG 150 com dois skatistas, sete shapes, duas mochilas pesadas, fotográfica e muita coragem hahaha! A segunda viagem vai ser esse ano hahaha!

[skate vídeos]: Você já pensou em aumentar o tamanho da revista Ôxe?
[detefon]:
Sim, penso nisso desde o inicio, ou melhor, pensamos nisso, já que a Revista é feita com três pessoas trabalhando diretamente (Eu, Sabrina Neto e Helder Correia) e muitos colaboradores que sempre estão nos ajudando sempre. Um dos que está sempre com a gente é o Daniel Tavares de Fortaleza-CE. Mas no Nordeste é difícil manter uma revista só de skate, não existem muitas marcas, na verdade têm muitas, mas ainda pequenas e com isso fica complicado de fazer algo só relacionado ao skate. Lançar a Ôxe nesse formato de zine já é difícil, imagine crescer o tamanho. Mas demos um grande passo agora que é a coloração total. Mas vamos trabalhando!

[skate vídeos]: Como foi a sua passagem de amador para profissional no ano de 2003?
[detefon]:
Foi bastante legal, apesar de eu não querer isso, pois preferia ficar como Amador mesmo! Mas foi proposta de um patrocinador da época (QIX) e então fui e passei um ano morando entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Foi uma experiência muito boa! Mas tive que voltar para o Nordeste, e viver de skate sendo profissional aqui é sinistro demais! Muito melhor de Amador, motos, laptops etc. hahaha!

[skate vídeos]: Como você acha que irá ficar o skate no nordeste daqui a alguns anos?
[detefon]:
Olha, na verdade não sei tipo, estou achando a renovação do skate muito devagar, antes tinha muito mais gente andando muito bem, os eventos eram mais disputados, muitos nomes surgiam e para ficar! Hoje surgem poucos alguns desiste, a idade vem às responsabilidades crescem e a galera tem que optar em trabalhar para sobreviver. É só olhar a volta, os caras que estão andando bem e que estão se mantendo no skate, tem certa condição financeira e não precisam se preocupar com trabalho e sim em apenas estudar, passar de ano e ganhar presentes por isso dos pais. Muita gente que andava muito parou de andar, ou no mínimo parou de competir por causa das obrigações. Skate não é barato, as peças boas são caras e daí já sabe, ou o cara que não tem condições, consegue logo um patrocínio que pelo menos ao deixe o cara sem andar por falta de peças, tênis etc. Ou então tem estrutura familiar. E apesar de estarem surgindo milhares de pistas de skate em todos os lugares, não sei como o skate vai ficar pelo menos aqui no Nordeste por causa também do nosso mercado.

[skate vídeos]: Como as pessoas fazem para adquirir um exemplar da revista Ôxe?
[detefon]:
Hahaha! Olha, por enquanto está difícil em alguns lugares, a Ôxe! Chega bem em Fortaleza-CE, Teresina-PI, Maranhão, Sergipe, Bahia, Alagoas, Recife... Nos outros lugares está difícil por falta de contatos que sejam sérios e queiram que a mesma cresça. Tem lugares que nem quero citar, onde nunca pagaram pela revista e nunca devolveram também! Mas isso é por causa de poucas pessoas, portanto, para quem não mora nos lugares que citei acima, e querem adquirir um exemplar, mandem e-mail para oxeskate@hotmail.com que combinamos tudo certinho. Ah! Logo mais estaremos com o www.revistaoxe.com.br no ar, que vai nascer para ser o principal site de noticias sobre o skate NORDESTINO.

[skate vídeos]: Quais os seus planos para o futuro?
[detefon]:
Hummm... Olha, por tantas coisas que vejo acontecer no mundo, não penso mais dessa forma, sobre fazer planos para o futuro! Metas? Sim, tenho! Mas todas elas para agora! O futuro é transformado em presente a cada minuto, os minutos que passam já pertencem ao passado. Portanto, vou vivendo de acordo com as situações. Uma meta para agora é o fortalecimento da Ôxe!

[skate vídeos]: Agradecimentos Finais...
[detefon]:
A todos os skatistas do Brasil, principalmente os nordestinos que são guerreiros, aqueles que dão o sangue mesmo! Que andam de verdade! Não falo de andar bem, falo daqueles skatistas que amam mesmo andar, que pensam COLETIVO para o skate mudar aqui na região de uma vez por todas. E isso vem acontecendo, skatistas montando suas próprias marcas, fazendo a grana circular entre eles, ajudando mesmo que sem poder em eventos, skatistas etc.
Agradeço a todos que arregaçam as mangas e não esperam por prefeituras e governos que em vários lugares só se metem com pessoas que só querem ganhar em cima, e muito viu! Agradeço a todas as marcas na qual fiz parte como skatista, Robson da Method, e uma pá de gente de todos os estados do Nordeste!

sábado, 12 de abril de 2008

Depois de 15 anos de luta...

Texto por: Allan Gomes
Fotos por: Jason Alexander e Maurício

...Campina Grande ganha uma área para o street skate, que se localiza no Complexo Esportivo Plínio Lemos, é uma vila olímpica com várias atividades esportivas, que conta com uma piscina coberta, quadra de futebol, quadra de tênis, campo de futebol, pista de atletismo, museu do esporte, playground e uma SkatePark. A SkatePark tem mais ou menos 1400m² que vai trazer uma grande evolução para a cidade. O projeto foi feita pelos skatistas: Jason Alexander (Profissional), e o freestyler Eugenio Herts.A pista agrada a todos os estilos e modalidades.
Os 1400m² foi bem aproveitados, tendo como obstáculos:
. Um bowl;
. Duas Fun Box com pirâmides;
. Um Pole Jump;
. Um tablado em forma de S;
. Dois corrimãos (sendo um deles numa escadaria).

A pista foi inaugurada no dia 14 de março de 2008 (numa sexta-feira). A inauguração contou com a participação do skatista Og de Sousa, que mandou todas na pista, o destaque ficou para um backside 360° atravessando a spine. Og é um skatista bem humilde, muito tranqüilo, e que anda muito de skate, que prova a todos o que é amor pelo esporte. A parte do som ficou por conta de Célio, que deu uma instiga a mais na galera, a água gelada também ajudou muito para que isso acontecesse.
A inauguração da pista também contou com uma Jam Session, ou seja, todos andam juntos para mandarem as suas melhores manobras em um determinado tempo, sem limitações de categorias, ex: iniciante contra amador e etc. No caso da pista foram 7 minutos, para 10 skatistas...
... Os vencedores foram:
1° Jones Pereira
2° Sidney Niebert (Tota)
3° David (Ticaca)
4° Anastácio
5° Robson (Robinho)

Ticaca mandou um fifty na borda da fun box, ollie passando toda a mesa da fun box, e um frontside na pirâmide, merecido o 3° lugar.
Tota mandou algumas manobras, como um flip na fun box, bs flip na pirâmide, e um caballerial na pirâmide, conquistando o 2° lugar.
Jones mandou muitas manobras, grind, fifty, bs pole jump, ollie varando a fun box, nollie 360° na pirâmide, rockslide na quina (parte reta corrimão da fun box), com toda a certeza ele mereceu o 1° lugar.
Esperamos que a galera de Campina Grande evolua muito com essa pista e façam um bom uso dela, cuidando o máximo possível, e que esse complexo esportivo traga mais felicidade para a zona leste da cidade.

Logo abaixo vejam o vídeo da inauguração do Complexo Esportivo Plínio Lemos, que passou no programa "JPB 2°edição":

domingo, 6 de abril de 2008

[sv] Thrasher - Go For Broke (2001)

Apresenta: #Bryan Herman
#Damian Smith
#Dan Drehobl
#Evan Hernandez
#Jeff Lenoce
#Jose Rojo
#Knox Godoy
#Kristian Svitak
#Terry Kennedy

Duração: #26 minutos.
Tamanho (mb): #261mb.
Ano: #2001
Qualidade: #Boa.
Formato: #.mpg
Player: #Windows Media Player
Dividido: #WinRar, 3 partes de 95.3mb, sendo a 3ª (terceira) parte de 63.6mb.
Marca: #Thrasher
Site Oficial: #http://thrashermagazine.com
Site Mirror: #4shared

Download - http://www.4shared.com/dir/6269788/3001027/sv_Thrasher_-_Go_for_Broke.html

Abração Galera

Skate Plaza - Obras à todo o Vapor

Texto por: Allan Gomes

As obras da "Skate Plaza Manaira" estão acontecendo a todo o vapor, todos os dias Cassiano Axé, e mais alguns amigos vão na pista dar uma olhada se está acontecendo tudo corretamente, eles já encontraram 4 detalhes com erro, mas já avisaram ao engenheiro e arquiteto que mandaram construir de novo, a inauguração está prevista para o dia 21 de Junho (Dia Mundial do Skate), onde João Pessoa irá realizar o segundo "Skate Day" com algumas bandas locais e uma do Rio de Janeiro (provavelmente Charlie Brow Jr.) e um Best Trick, profissional e amador. Já esta confirmada a presença de Og de Sousa, ESPN e Sport Tv para a inauguração da Skate Plaza. O evento vai ser uma marco para o skate do Nordeste e do Brasil. A pista foi inspirada na "DC Skate Plaza".
Finalmente saiu à 3D final com os ajustes finais e definitivo. A placa da pista ficou um trabalho digno de artista, Confiram todas as fotos CLICANDO AQUI.

sábado, 5 de abril de 2008

[filme] Botinada - A Origem do Punk no Brasil

Sinopse: Botinada narra as origens do punk rock no Brasil, sua primeira fase (1976 - 1984) e o paradeiro de seus protagonistas. Foram 4 anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.

Foi por causa do punk que eu descobri que poderia montar uma banda, tocar e compor. Poderia basicamente qualquer coisa. Até mesmo arriscar fazer um documentário.

Resolvo então me concentrar na turbulenta chegada do movimento por aqui. Parto para a pesquisa. Começo a rastrear os entrevistáveis. Quem são? Onde estão? O que eles fazem hoje em dia? Me pego diante de uma insolúvel espécie de gincana norteado por pistas falsas. Todo o material que encontro está em condições precárias: fitas de vídeo mofadas e jornais caindo aos pedaços. Não poderia ser diferente. Vou atrás de todos os vestígios, tento juntar o máximo de material possível antes que seja tarde. Os punks me recebem muito bem.

Eles transbordam emoção e sinceridade nos depoimentos. Depois de duas décadas, conseguem o distanciamento necessário pra ver toda essa história com bom humor. Os ricos detalhes permanecem num arquivo empoeirado na memória.

Botinada traz à tona essa incrível história contada pelos punks que vivenciaram de corpo, alma e jaqueta de couro essa caótica jornada.

Parte 1 - http://rapidshare.com/files/76318355/Cinema_Nacional_-_Botinada_-_A_Origem_do_Punk_no_Brasil.part1.rar

Parte 2 - http://rapidshare.com/files/76328087/Cinema_Nacional_-_Botinada_-_A_Origem_do_Punk_no_Brasil.part2.rar

Parte 3 - http://rapidshare.com/files/76337197/Cinema_Nacional_-_Botinada_-_A_Origem_do_Punk_no_Brasil.part3.rar

Créditos: Blog Magrelus